Reuniões transnacionais

4º Encontro Transnacional das Equipas de Gestão de Projetos

Dimitrovgrad, Sérvia, 6 de julho de 2022

A reunião final das equipes de gerenciamento de projetos foi organizada pelos parceiros sérvios da Osnovna Skola “Hristo Botev”. Os coordenadores do projeto discutiram os resultados alcançados e planejaram as próximas tarefas. Foi um dia longo e proveitoso com muitas atividades.

Além de trabalhar muito na agenda lotada, também gostámos muito do nosso último encontro – o último dentro do projeto, mas, com todos os vínculos criados durante os três anos do ciclo de vida do projeto, com certeza não será o último.


Terceira reunião transnacional da equipa de gestão de projetos

Santarém, Portugal: 25 a 26 de setembro de 2021

O encontro foi organizado pelos parceiros portugueses do IPSantarém. Destinava-se a resumir as tarefas concluídas e os resultados do segundo ano de implementação do projeto e discutir em detalhes as próximas tarefas durante o último ano do projeto. Todos os parceiros tiveram os seus representantes presentes na reunião.

Durante o ano letivo 2020-2021 os recursos de formação foram testados em 36 (BG – 15; GR – 8; SR – 5, PT – 8) salas de aula com cerca de 700 alunos (enquete inicial) e 560 alunos (enquete final) . As seguintes escolas estiveram envolvidas na fase piloto 1:

  • Bulgária (Sofia) – 6 escolas primárias “Graf Ignatiev”, 2 escolas secundárias “Emiliyan Stanev”; 20 escolas primárias “Todor Minkov”, 145 escolas primárias “Simeon Radev”, 81 escolas secundárias “Victor Hugo”
  • Grécia – 15º Conselho de Administração KALAMRIAS, 100º Conselho de Administração, Conselho de Administração de THESSALONIKI AGIOU ANTONIOU, Conselho de Administração TAGARADON, 20º Conselho de Administração KALAMRIAS, 101º Conselho de Administração TESSALÔNICA 
  • Sérvia – Osnovna Skola Hriso Botev
  • Portugal – Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento-Escola Secundaria com 3º Ciclo do Entroncamento

Os parceiros apresentaram o relatório analítico comparando opinião dos alunos e compreensão dos tópicos do projeto antes e depois das atividades de treinamento durante a fase piloto 1.

Todos os professores envolvidos na pilotagem dos recursos de treinamento preencheram questionários elaborados pela equipe do projeto. As respostas foram processadas e foi criado um relatório de avaliação comum. Com as respostas e comentários fornecidos, os professores avaliaram alguns aspectos importantes dos recursos de treinamento do Pacote de Recursos. Eles forneceram algumas sugestões para mudanças nos recursos de treinamento considerando a implementação prática em sala de aula. As sugestões e modificações foram processadas pelas equipes de gerenciamento de projetos e discutidas com os autores do Pacote de Recursos. Algumas das sugestões foram aceitas e as mudanças necessárias foram feitas antes do evento de treinamento conjunto de funcionários realizado na Sérvia no início de setembro de 2021.

As equipas de gestão do projeto discutiram as próximas tarefas para o último ano do projeto – implementação nas escolas, eventos extras de treinamento em nível local, atividades de avaliação e divulgação, problemas com algumas seções do site, etc.


Segunda reunião transnacional da equipe de gerenciamento de projetos

Salónica, Grécia, 18 de fevereiro de 2020

A reunião foi organizada pelos parceiros gregos da AENAO. Seu objetivo foi discutir a estrutura do Teacher’s Toolkit (composto pelo Manual para professores e a Ferramenta Digital), os requisitos técnicos para os recursos eletrônicos e as perguntas da pesquisa de opinião.

Antes do TPM2, os parceiros tomaram as seguintes decisões:

  1. Aceitou a retirada do Centro Regional de Desenvolvimento Profissional em Educação (RCPDE) do projeto.
  2. Aceitou o novo parceiro da Sérvia – Osnovna Skola “Hristo Botev”, Sérvia.
  3. Autorizou o líder a tomar as providências necessárias para informar a AN e assinar um anexo sobre a mudança de parceiro.
  4. Acordado sobre as tarefas específicas do novo parceiro sérvio.

Durante a reunião, os parceiros do projeto concluíram as seguintes atividades:

  1. A fundação Prosveta informou sobre as ações judiciais concluídas relacionadas à mudança de parceiro.
  2. Os parceiros apresentaram os cinco recursos criados a nível nacional e discutiram os conteúdos e as características técnicas.
  3. Os parceiros discutiram a interface e a arquitetura do site do projeto.
  4. Os parceiros discutiram a estrutura e o alcance da pesquisa de opinião considerando as especificidades da faixa etária.

Decisões:

  1. Tenha todos os recursos de treinamento prontos até 30 de abril de 2020 – versões em inglês.
  2. Ter o site pronto até 29 de fevereiro de 2020 – versão em inglês.

Reunião de lançamento

Sofia, Bulgária, 13 de novembro de 2019

Fundação Prosveta-Sofia, em parceria com Instituto Politécnico de Santarém, Centro de educação não formal (Thessaloniki ) e o Centro Regional para o Desenvolvimento Profissional na Educação (Sérvia) lançaram um novo projeto Erasmus+ que visa a inovação no setor da educação escolar. As organizações participantes da Bulgária, Grécia, Portugal e Sérvia têm uma vasta experiência na criação de recursos pedagógicos para a educação escolar e na formação de alunos e professores. Você pode ler mais sobre o conhecimento e a experiência que cada parceiro traz para o projeto na página Parceiros do projeto .

O projeto visa apoiar os alunos e professores em se tornarem mais abertos e aceitarem a diversidade do mundo circundante; compreender e respeitar as diferenças entre as pessoas e em aprender o que é o significado de ser um ativo membro da pequena comunidade de sua classe e escola. O projeto destina-se a alunos das escolas primárias e aos seus professores.

Para isso, o projeto criará um Teachers Toolkit com 36 recursos de treinamento. Cada recurso de treinamento incluirá instruções detalhadas para os professores e vários recursos eletrônicos para que eles possam oferecer treinamentos aos seus alunos sobre temas relacionados aos direitos da criança/humanos, diversidade e inclusão social e cidadania ativa e envolvimento social. Os professores serão treinados sobre como usar o Teacher’s Toolkit e será usado regularmente durante os anos letivos 2020/21 e 2021/22 em cerca de 60 salas de aula na Europa.

Os parceiros do projeto reuniram-se em 13 de novembro de 2019 em Sofia, Bulgária para lançar formalmente o projeto, discutir alguns aspectos organizacionais e metodológicos do trabalho prospectivo e acordaram um plano detalhado para o primeiro ano do projeto.

Durante os próximos meses, os parceiros começarão a criar os recursos de treinamento nos três módulos:

  • Direitos da Criança (Direitos Humanos);
  • Diversidade e Inclusão Social;
  • Cidadania Ativa e Envolvimento Social.

A segunda reunião transnacional será realizada em Salónica em fevereiro. Destina-se a discutir o progresso em relação aos resultados do projeto. Os parceiros discutiram a situação com o parceiro sérvio Centro Regional para o Desenvolvimento Profissional em Educação, que informou o gerente do projeto pouco antes do KOM que eles têm que se retirar da parceria porque seu status foi alterado pelas autoridades locais em Nis, então eles não são mais uma pessoa jurídica separada. Os parceiros analisaram a questão e tomaram a decisão de procurar uma nova organização da Sérvia e criar os recursos de formação que deveriam ser criados pelo parceiro sérvio para que a parceria pudesse cumprir o cronograma do projeto.